Ouça Rádio Aliança

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Vaidade é pecado ou sentimento qualquer?

O que é vaidade, o que significa vaidade?


           Existem duas palavras diferentes no hebraico que foram traduzidas para o português como vaidade.Por não conhecerem esta realidade e pensarem em que todas as vezes em que aparece a palavra vaidade na Bíblia o significado é o mesmo, muitas pessoas subestimam o efeito devastador do pecado chamado vaidade na alma humana.
           Muitos aceitam e defendem uma vida de vaidade e citam a própria bíblia dizendo: “vaidade, vaidade tudo é vaidade”, e replicam dizendo que a Bíblia diz que tudo é vaidade! Então por que se preocupar com este pecado chamado vaidade?
           Há palavras no hebraico que não têm uma correspondente exata no português.

           A palavra “bh hebel” ou “lbh habel”significa: vapor, fôlego, no sentido de alguma coisa que dura pouco como o vapor, como sopro do fôlego” (Strong)
           Apesar de essa palavra na Bíblia ter sido traduzida como vaidade não é o mesmo sentido que vaidade como pecado, ou seja , embora a palavra “bh hebel” traduzida para o termo vaidade em português, não representa um conteúdo pecaminoso.
           Esta palavra que é usada em eclesiaste 1.2 –“vaidade de vaidades diz o pregador; vaidade de vaidades tudo é vaidade”, a palavra aqui deveria ser traduzida por “efemeridade”, aquilo que é passageiro, que é o sentido mais próximo em português para a palavra “hb hebel”.
          Alguém pode perguntar: mas por que os tradutores não utilizaram efêmero para diferenciar de vaidade? Isso pode ter ocorrido por que os escritores hebraicos utilizavam figuradamente a palavra vaidade, repito de uma forma figurada para descrever aquilo que é efêmero, passageiro, por isso no português gera uma certa confusão.

          A expressão “awv shav” ou “wv shav” é a palavra que mais condiz com a palavra vaidade no português. Esta expressão significa: vacuidade, vaidade, falsidade; nulidade(vazio de fala, mentira), inutilidade (diz-se de conduta). Esse é o significado mais próprio do vocábulo “vaidade”.
          Essa é a expressão é o que a bíblia apresenta como pecado.

                                O que significa vaidade
          Vejamos o que a Bíblia apresenta e ensina sobre este sentimento representado pelo vocábulo “awu shav” , que tem o sentido de vacuidade, falsidade, nulidade,vaidade, vazio de fala, mentira.

          Vaidade é falsidade
“Quem subirá ao monte de Senhor ou quem entrará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma a vaidade, nem jura enganosamente” (Sl 24.3,4 – ARA)
          A Bíblia enfaticamente ensina que quem entrega a sua alma a vaidade não entrará nos céus, eis que a vaidade é uma falsidade.
          Por isso a versão atualizada de Almeida traduziu a palavra “awu shav” para falsidade.
          Vaidade é a qualidade firmada sobre aparência ilusória.É uma ilusão. E ilusão é falsidade. Por isso falsidade e vaidade têm o mesmo princípio e sob esse ângulo podem ser consideradas sinônimas.
          O profeta Samuel nos adverte em 1Sm 12.21, que a vaidade é fruto de alguém desviar-se dos caminhos do Senhor:
“Não vos desvieis;pois seguiríeis coisas vãs, que nada aproveitam e tampouco vos podem livrar, porque vaidade são”.(1 Sm 12.21)
          No Novo Testamento encontramos: “E digo isto e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade do seu sentido”. ( Ef 4.17).
          Aqui a palavra traduzida do grego é “mataiotes”, que significa em primeiro plano, “o que destituído de verdade e conveniência”, pelo que o vocábulo assume em português o significado de “coisa ilusória”.
          Nesta passagem Deus esta dizendo que vaidade é uma coisa de gentios, das pessoas sem Deus, e não de cristãos. Por isso Ele diz:”não andeis mais como andam os outros gentio, na vaidade do seu sentido”.
          Usando a mesma palavra, Pedro diz:”Esses tais são como fonte sem água, como névoas impelidas por temporal. Para eles está reservada a negridão das trevas; porquanto, proferindo palavras jactanciosas de vaidade, engodam com paixões carnais, por suas libertinagens, aqueles que estavam prestes a fugir dos que andam no erro, prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmo são escravos da corrupção, pois aquele que é vencido fica escravo do vencedor”( 2Pe 2.17-19).
          Vistos os malefícios da vaidade e o quanto é condenada por Deus, vimos que vaidade em português examinado desde o original da palavra tem quatro significados:

1 Vaidade é a qualidade do que é vão, vazio, firmado sobre aparência ilusória;

2 Vaidade é a valorização que se atribui à própria aparência ou a quaisquer outras qualidades físicas ou intelectuais, fundamentada no desejo de que tais qualidades sejam reconhecidas ou admiradas pelos outros;

3 Vaidade é uma avaliação muito lisonjeira que alguém tem de si mesmo; fatuidade, imodéstia, presunção, vanidade;

4 Vaidade é coisa insignificante, futilidade, vanidade;

A vaidade não é apenas um sentimento qualquer mas é um pecado que preciso ser abandonado para poder morar no céu.

8 comentários:

  1. Que Deus vos abençoe! Continuem sendo uma muralha contra essa prática que contaminou até mesmo a casa de Deus. E o pior é que tem se alastrado mais do que o vírus do Ebola. Que Deus tenha misericórdia de seu remanescente. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. ESTER viveu num spar, ou ela estava ali pra ficar feia? essa matéria é muito legalista, o Amor de Jesus enche os nossos corações fazendo de nós servos e não juízes, religiosidade e legalismo sim é um pecado sério, assim foi os fariseus, somos livres, nem tudo convem, mas ficar bonito convem... estou pasmo :O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo pelo seu comentária. Aconselho ler o estudo de novo, acho que vc não entendeu bem. Podemos sim nos arrumar dentro dos padrões bíblicos. O que não se pode é deixar o pecado vaidade ser a motivação disso, como é o padrão do mundo. Vc citou Ester,ela estava submetida a uma determinada situação, não é porque salomão teve várias mulheres e outros que também isso é permitido hoje. Estamos na dispensação da graça e nela temos nossas promessas e mandamentos, portanto não queira comparar uma situação de uma outra dispensação com a que estamos hoje. Sobre legalismo há um estudo aqui no blog que fala sobre isso, creio que sua visão sobre o que é ser legalista está distorcida da visão bíblica. Paz do Senhor

      Excluir
  3. o q não podemos é ser compulsivos a ponto de ser escravo da vaidade ...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado me ajudou muito sobre a vaidade

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada,me ajudou bastante.Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir