Ouça Rádio Aliança

terça-feira, 5 de abril de 2011

A santificação e seus significados

          Observa-se que "Santificação", "Santidade", e "Consagração" são sinônimos, como o são "santificados" e "santos". Santificar é a mesma coisa que fazer santo ou consagrar. A palavra Santo tem os seguintes sentidos: separação, dedicação, purificação, consagração e serviço.
          Tanto as palavras Hebraicas e Gregas para a santificação estão todas relacionadas num sentido já antes comentado que analisaremos minuciosamente:

a) SEPARAÇÃO: 
          Santo é uma palavra descritiva da natureza divina.
          Seu significado primordial é "separação"; portanto a santidade representa aquilo que está em Deus que o torna separado de tudo quanto seja terreno e humano, isto é, sua perfeição moral, absoluta e sua divina majestade. O Senhor santificou (separou) o sétimo dia (Gn2.3), determinou que fosse santificado (separado) todo primogênito, entre os filhos de Israel e também do gado (Ex13.2; Dt 15.19) fala em alguém santificar (separar) sua casa para ser santa do Senhor (Lv 27.14). No Novo Testamento, Jesus, referindo-se a si mesmo,diz:"a quem o Pai santificou (separou) e enviou ao mundo (Jo 10.36), a favor deles (os discípulos) eu me santifico (separo) a mim mesmo (Jo 17.19). Quando o santo deseja doar uma pessoa ou objeto para o seu serviço, ele separa essa pessoa ou aquele objeto do seu uso comum, e, em virtude dessa separação, a pessoa ou objeto torna-se santo".
         A separação do crente envolve separação da impureza, coisas profanas, do mundo e dedicar a Deus,consagrar (Jo 17.19; I Co 1.1,2; Ef 5.26; I Ts 5.23; II Tm 2.21; Hb 12.14).

b)DEDICAÇÃO:
         Santificação inclui tanto a separação de como dedicação a alguma coisa;essa é a condição dos crentes ao serem separados do pecado e do mundo e feitos participantes da natureza divina, consagrados à comunhão e ao serviço de Deus por meio do mediador.
         A palavra Santo é mais usada em conexão com o culto. Quando referente aos homens ou objetos ela expressa o pensamento de que esses são usados no serviço divinos e dedicados a Deus, no sentido especial de serem sua propriedade.
          Israel é uma nação Santa, por ser dedicada ao serviço de Jeová, os Levitas são Santos por serem especialmente dedicados aos serviços do tabernáculo; o sábado e os dias de festa são santos porque representam a dedicação ou consagração do templo a Deus.

c)PURIFICAÇÃO:
          Embora o sentido primordial de Santo, seja separação para serviço, inclui também a idéia de purificação. O caráter de Jeová age sobre tudo o que lhe é consagrado. Portanto, os homens consagrados a Ele participam de sua natureza. As coisas que lhe são dedicadas devem ser limpas.
          Quando Jeová escolhe e separa uma pessoa, ou objeto para seu serviço Ele opera e faz com que aquela pessoa ou objeto se torne santo; objetos inanimados foram consagrados pela unção do azeite (Ex 40.9-11).A nação Israelita foi santificada pelo sangue do sacrifício da aliança (Ex 24.8; Hb10.29).Os sacerdotes foram consagrados pelo representante de Jeová, Moisés, que os lavou com água, ungiu-os com azeite e aspergiu-os com o sangue de consagração (Lv 8).
           Como os sacrifícios do velho testamento eram tipos de sacrifício único de Cristo, assim as várias unções do sistema mosaico são tipos da verdadeira santificação que alcançamos pela obra de Cristo. Assim como Israel foi santificado pelo sangue da aliança, assim, "também Jesus para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta" (Hb 13.12).Deus o Pai (1Ts 5.23) santifica os crentes para um sacerdócio espiritual (1Pe 2.5).
           A vontade de Deus é a purificação do crente do iníquo de modo geral (II Co 6.14-18); dos mestres e doutrinas falsas (II Tm 2.21; II Jo 9,10) e da sua própria natureza má (Rm 6.11,12; Ef 4.22-32; Cl 3.5-9; II Co 7.1; I Ts 4.3,7)

d)CONSAGRAÇÃO:
           No sentido de viver uma vida santa e justa. Qual a diferença entre justiça e santidade? A justiça apresenta a vida regenerada em conformidade com a Lei divina;os filhos de Deus andam retamente (1Jo 3.6-10).
          Santidade é a vida regenerada em conformidade com a natureza divina e dedicada ao serviço divino. Isto pede a remoção de qualquer impureza que estorve esse serviço (1Pe 1.15). Assim a santificação inclui a remoção de qualquer mancha ou sujeira que seja contrária a santidade da natureza divina. Em seguida a consagração de Israel surge naturalmente a pergunta: "Como deve viver um povo santo?" Respondendo esta pergunta, Deus deu-lhe o código de leis de santidade que se acham no livro de Levítico.Portanto em conseqüência de sua consagração, seguiu-se a obrigação de viver uma vida santa. O mesmo se dá com o Cristão.
           Aqueles que são declarados santos (Hb 10.10) são exortados a seguir a santidade (Hb 12.14), aqueles que foram purificados (1Co 6.1), são exortados a purificar-se a si mesmos (2 Co 7.1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário