São meios divinamente estabelecidos de santificação: "O sangue de Cristo", "O Espírito Santo" e "A Palavra de Deus".
O primeiro proporciona, primeiramente, a santificação absoluta,quanto à posição perante Deus. É uma obra consumada que concede ao pecador penitente uma posição perfeita em relação a Deus.
O segundo meio é interno, efetuando a transformação da natureza do crente, isto é, incluindo natureza divina dentro do crente.
O terceiro meio é externo e prático, e diz respeito ao comportamento do crente.
Dessa forma, Deus fez provisão tanto para a santificação interna e externa.
Na obra da santificação há duas partes responsáveis,o lado divino e o humano.
O lado Divino da santificação fala da providencia de Deus à fim de sermos santos:
a) Somos santificados pela trindade
Deus Pai (I Co 1.30;Hb 13.20,21;12.9,10; I Pe 5.10)
Deus Filho (Hb 2.10,11; 10.10)
Deus Espírito Santo- (Rm 15.16; I Co 6.11;Gl 5.22)
b) Somos santificados pelo sangue de Jesus (Hb 13.12; I Jo 1.7)
c) Somos santificados pela Palavra de Deus
( II Co 3.18; Tg 1.23-25; Sl 119.11; Jo 15.3; Ef 5.26; Sl 119.105; Pv 6.23; II Pe 1.19; Ef 6.17; Hb 4.12; Jo 17.17; 15.3; Sl 119.9)
O lado humano da santificação envolve dois aspectos:
a) Separação (II Tm 2.21)
b) Dedicação - Envolve vontade e inclui todo o nosso ser. (Rm 12.1).
Determo-nos agora em examinar o lado Divino da santificação, ou seja, alguns dos meios Divinos proporcionados por Deus para sermos santos.
a)O Sangue de Cristo: Eterno, absoluto e posicional (Hb 13.12;10.10,14;1Jo 1.7)
Em resultado da obra consumada por Cristo,o pecador penitente é transformado de pecador impuro em adorador santo.
A santificação é o resultado dessa maravilhosa obra redentora do filho de Deus.Em virtude desse sacrifício, o crente é eternamente separado por Deus, sua consciência é purificada, ele próprio é transformado e unido em comunhão com o Senhor Jesus. (Hb 2.11)
Que haja um aspecto contínuo na santificação pelo sangue conforme (Jo 1.7). Se houver comunhão entre o Santo de Deus e o homem, necessariamente terá que haver uma provisão para remover a barreira de pecado, que impede essa comunhão, uma vez que os melhores homens ainda assim são imperfeitos.
Ao receber Isaías a visão da santidade de Deus, ele ficou abatido ao perceber a sua falta de santidade e não estava em condições de ouvir a mensagem divina enquanto a brasa do altar não purificasse seus lábios. A consciência do pecado ofusca a comunhão com Deus, confissão e fé no eterno sacrifício de Cristo removem essa barreira (1Jo 1.1-9).
b) Espírito Santo: Santificação interna (1Co 6.11;2Ts 2.12;1Pe 1.1,2;Rm 15.16)
Nestas passagens a santificação pelo Espírito Santo é apresentada como o início da obra de Deus nos corações dos homens, conduzindo-os ao inteiro conhecimento da justificação pela fé no sangue de Cristo. Tal qual o Espírito pairava por cima do caos original (Gn 1.2) seguindo-se o estabelecimento da ordem pelo verbo de Deus, assim o Espírito paira sobre a alma humana, fazendo-a a abrir-se para receber a luz e a vida de Deus (2Co 4.6).
O capítulo 10 de Atos proporciona uma ilustração concreta da santificação pelo Espírito Santo. Durante os primeiros anos da igreja, a evangelização dos gentios retardou-se por muitos cristãos judeus considerarem os gentios como imundos, e não santificados por causa da sua não conformidade com as leis alimentares e outros regulamentos mosaicos. Foi preciso uma visão para convencer Pedro de que aquilo que o Senhor purificava ele não devia tratar de impuro.
Deus providenciou a santificação dos gentios para serem o seu povo. E quando o Espírito de Deus desceu sobre os gentios, na casa de Cornélio, já não havia mais dúvida a respeito. Eram santificados pelo o Espírito Santo, não importando se obedeciam ou não às ordenanças mosaicas (Rm 15.16) e Pedro reptou os Judeus que estavam com ele a negarem o símbolo exterior (batismo nas águas) de sua purificação espiritual. (At 10.47;15.8)
c) A palavra de Deus: santificação externa e prática(Jo 17.17;Ef 5.26;Jo 15.3;Sl 119.9;Tg 1.23-25)
Os cristãos são descritos como sendo “gerados pela Palavra de Deus” (1Pe 1.23). A Palavra desperta os homens a compreenderem a insensatez e impiedade de suas vidas. Quando dão importância à Palavra arrependendo-se e crendo em Cristo, são purificados pela palavra que lhes fora falada. Esse é o início da purificação que deve continuar através da vida do crente.
No ato de sua consagração ao ministério, o sacerdote israelita recebia um banho sacerdotal completo, banho que nunca se repetia, era uma obra feita uma vez pra sempre.Todos os dias porém, era obrigado a lavar os pés e as mãos.Da mesma maneira, o regenerado foi lavado (Tt 3.5) mas precisa uma separação diária das impurezas e imperfeições conforme lhe forem reveladas pela Palavra de Deus, que serve como espelho para a alma (Tg 1.22-25). Deve lavar as mãos,isto é, seus atos devem ser retos, deve lavar os pés, isto é, “guardar-se da imundície que tão facilmente se apega aos pés do peregrino, que anda pelas estradas deste mundo”.
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