Ouça Rádio Aliança

terça-feira, 5 de abril de 2011

Áreas do ser humano que devem ser submetidas a Santificação

          O homem é um ser trino. Ele é constituído de espírito,alma e corpo.Essas três áreas do ser humano devem ser submetidas ao processo de santificação. (I Ts 5.23)

a) O espírito- Santificar o espírito significa manter com regularidade o nosso relacionamento com Deus (Rm 8.16). Significa evitar qualquer bloqueio em nossa vida de adoração (Jo 4.23,24).

b) A alma- A palavra alma é muito abrangente ao longo de toda a bíblia, por isso, examinaremos os mais diferentes aspectos da vida humana que podem ter algum tipo de conotação com a alma.

c) O corpo- Deus não se interessa apenas pelo nosso coração, mas as escrituras ensinam que o cristão deve conservar e utilizar o seu corpo em santificação.

          Devemos glorificar a Deus no nosso corpo (I Co 6.20).
          O corpo do crente tem sido destinado a ser templo do Espírito Santo (I Co 6.19), portanto, submissão do crente à influência do pecado é um ato de profanação deste santuário.
          Veremos a seguir alguns ensinamentos bíblicos de como o crente deve “apresentar seu corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus” (Rm 12.1)
     
          Com relação a santificação do corpo, sujerimos ver neste blog: "A vontade de Deus para o cabelo do cristão" e "Vestimenta do cristão verdadeiro".

 Santificação prática e progressiva:

          Essa separação inicial é apenas o começo duma vida progressiva de santificação. Todos os cristãos são separados para Deus em Jesus Cristo, dessa separação surge a nossa responsabilidade de crer para ele."A santificação é a obra da livre graça de Deus, para qual o homem todo é renovado segundo a imagem de Deus, capacitando-nos a morrer para o pecado e viver para a justiça".Isso não quer dizer que vamos progredir até alcançar a santificação e, sim, que progredimos na santificação na qual, já participamos.
        A santificação é posicional e prática. Posicional porque é primeiramente uma mudança de posição pela qual o imundo pecador se transforma em santo adorador, prática porque exige uma maneira santa de viver.
        Esses dois aspectos da santificação estão implícitos no fato de aqueles que foram tratados como santificados e santos (1Pe 1.2;2.5) são exortados a serem santos (1Pe 1.15). Aqueles que estavam mortos para o pecado (Cl 3.3) são exortados a mortificar seus membros pecaminosos (Cl 3.5), aqueles que se despiram do velho homem (Cl 3.9) são exortados a vestirem-se ou revestirem-se do novo homem (Ef 4.22;Cl3.8).

Santificação Negativa e Positiva

Santificação Negativa: (Ef 4.17-19,26,27,27-31;Ef 5.3-7;1Ts 4.1-7)
           Entendemos por santificação negativa, o ato ou comportamento do crente de estar morto, no sentido espiritual, para o pecado e para o mundo. Chama-se “negativa” porque o crente deve “negar” o pecado, o mundo e a carne.
           É uma posição que o crente alcança, pelo poder do Espírito Santo, de responder de uma forma negativa à tentação ao pecado e ao mundo, isto é, é o crente dizer não ao pecado e ao mundo, por estar ele liberto do pecado e por possuir ele dentro de si a natureza divina, e esta estar exercendo o domínio sobre a velha natureza.

Santificação Positiva:
          Entendemos por santificação positiva a motivação espiritual que o crente recebe quando é dominado pelo Espírito Santo para dizer “sim” “positivo”, para Deus (Rm 8.13;12.1-2). Não basta dizer não para o mundo, é necessário dizer sim para Deus. Não basta aborrecer o pecado, é necessário amar a Deus. Não basta deixar de fazer o mal, é necessário praticar o bem. 
          Na verdade a Santificação Positiva é a inclinação do crente para a obra do Espírito (Rm 8.5,6,11; 1Ts 5.23)

Nenhum comentário:

Postar um comentário