Ouça Rádio Aliança

terça-feira, 5 de abril de 2011

Santificação atributo proveniente da Salvação


 Santificação,processo de aperfeiçoamento da vida cristã – 1Pe 1.15,16

           É a obra pela qual somos renovados em todo nosso ser,segundo a imagem de Deus e habilitados a morrer cada vez mais para o pecado e a viver para a justiça. 
           É continuação do que foi começado na regeneração.
          As escrituras ensinam que o homem deve viver uma vida de santidade, “sem a qual ninguém verá a Deus”. Mediante o poder ortogado pelo o Espírito Santo, o que crê pode obedecer ao mandamento que diz: “sede santos, como Eu sou santo”.
          Na verdade Deus deseja que o homem experimente completa santificação, a qual ele deve procurar mediante a obediência à palavra do Senhor (Rm 6.22; I Pe 1.15; Hb 12.14; I Ts 4.3; 5.23,24; I Jo 2.6).
          A experiência da salvação abençoa a vida do crente de quatro maneiras bem distintas:

a)A JUSTIFICAÇÃO é o estado do crente considerado justo diante do Senhor;
   Santificação é o processo de aplicar a justiça divina à vida pessoal do crente.

b)A REGENERAÇÃO é ao crente o poder de resistir ao pecado e glorificar a Deus;
   A Santificação é a aplicação deste poder nas vitórias espirituais diárias.

c) A ADOÇÃO torna o crente um filho de Deus; 
    A Santificação desenvolve a semelhança da família de Deus no caráter desse crente.

           Estes quatro aspectos (justificação,regeneração,adoção,santificação), ocorrem no crente ao mesmo tempo e nele operam a partir do momento da salvação, sendo todos mantidos ativos pela fé em Deus. Dos quatro no entanto, somente a santificação envolve o desenvolvimento progressivo ao crente. Os outros três aspectos são constantes. O crente não pode mais ser ,mais nascido de novo,ou mais filho de Deus, do que no momento da sua conversão, mas pode prosseguir amadurecendo espiritualmente mediante o processo de santificação.
            Dentro do ensino sobre a salvação, a santificação é o ensino mais importante nas Escrituras. Não há outro assunto mais importante para o crente entender do que o plano determinado por Deus para ele viver uma vida santa e reta diante dEle e dos homens.
           A santificação ao mesmo tempo em que é instantânea, pela purificação do sangue de Jesus Cristo (I Co 1.30), quando o pecador recebe Cristo em sua vida e arrepende-se de seus pecados, a santificação é também progressiva. Na vida cristã subseqüente à conversão. Podemos crescer em santificação buscando o poder de Deus em oração e deixando o Espírito Santo operar em nós, aplicando seu poder santificador em nosso ser.

(I Pedro 1:15) - Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
(I Pedro 1:16) - Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário