Ouça Rádio Aliança

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

2° Razão por que a mulher não deve cortar o cabelo

Razão 2: Porque não se trata de costume mas de Doutrina Bíblica
O conceito de doutrina segundo o dicionário Aurélio é o seguinte: é o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso ou,ainda,uma regra, preceito ou norma.Tal conseituação portanto é bastante adequada aos princípios bíblicos.É comum ainda denominar-se doutrina princípios que norteiam um sistema religioso, ex.: doutrina do Espirito Santo, doutrina da salvação...
Costume é um uso que, numa congregação ,comunidade ou denominação expressa um sentido de obrigatoriedade entre seus componentes.
Em cotejo com a Bíblia podemos dizer que há três tipos de costume:
Costome contra legem: Contrários a doutrina Bíblica, são aqueles costumes que de alguma forma contrariam a vontade de Deus expressa através da Bíblia, este constitui-se pecado.
Costume secundum legem:De acordo com a Bíblia, são aqueles costumes que observam aquilo que a Biblia ensina na maneira de agir, vestir etc.
praeter legem: Indiferentes ou paralelos a doutrina Bíblica, são costumes que não contrariam a biblia mas tambem não são ordenados por ela , ou seja, indiferentes, irrelevantes a vontade de Deus.
Quando observamos a Doutrina da salvação, logo nos deparamos com alguns atributos da salvação: regeneração, justificação, filiação e Santificação.
Veja que santificação faz parte da doutrina da salvação.Mas será que a santificação deverá ser aplicada ao cabelo? A Bíblia responde:
(I Tessalonicenses 5:23) - E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo.
(Romanos 12:1) - ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
(I Tessalonicenses 4:4) - Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra;
Vimos que a santificação deve ser aplicada ao corpo do salvo,inclusive a vontade de Deus revelada pela Bíblia acerca da santificação do cabelo do cristão.
Então a ordem divina em não cortar o cabelo para a mulher é uma doutrina pois faz parte da santificação que é um atributo da Doutrina da Salvação.
O apóstolo Paulo ratifica esta posição quando introduz o assunto sobre a revelação da vontade Divina para o cabelo do cristão:
(I Corintios 11:2) - E louvo-vos, irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim, e retendes os preceitos como vo-los entreguei.
Paulo introduz o assunto que estava para ser explanado, lembrando que o tema não era novo ou seja, já fazia parte do conjunto doutrinário que já passara à igreja de Corinto.
O apóstolo não estava falando de algo particular ou momentâneo, iria falar de algo que era peculiar ao ensino cristão dado às igrejas de Cristo.(1Co 11.16)
As palavras "preceitos ou tradições" do latim "tradito", significa o conjunto de todos os ensinos que o apóstolo Paulo ensinara às igrejas.
Outra evidencia de que esta doutrina não é somente um costume é o fato de que ela não foi dirigida apenas à mulher, mas também ao homem.
Este mandamento faz parte da Doutrina da verdadeira Igreja de Cristo e não de um costume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário