Ouça Rádio Aliança

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

1° Razão por que a mulher não deve cortar o cabelo

Razão 1: Porque o cabelo sobre a cabeça da mulher é um Sinal requerido por Deus
(I Corintios 11:10) - Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos.
A bíblia estabelece uma linguagem de Deus através de Tipos e Sinais.
Tipos: São prefigurações de verdades espirituais que estão por ser reveladas.
Dai deriva-se a palavra tipologia, o Tipo aponta para o futuro.
Sinais: São prefigurações materiais de realidades espirituais preexistentes.
O Sinal anuncia uma ação divina ou uma aliança já acontecida.
O arco-íres, por exemplo, é um sinal, pois aponta para uma aliança já realizada entre Deus e a humanidade, representada, no ato, por Noé.
Desde a antiguidade o Senhor tem materializado realidades espirituais por meio de sinais visíveis e palpáveis.Vejamos:
A aliança com Noé: Sinal: o arco-íris
Aliança com Abraão: Sinal: a circuncisão
O pacto com Moisés:Sinal: A arca da Aliança ou do testemunho
O memorial da morte de Cristo: Sinal: A santa ceia
A renuncia do mundo e pecado por uma pessoa: Sinal: O batismo nas águas
Novo nascimento, devolvendo a imagem e glória de Deus:Sinal: Cabelo curto ao homem
Autoridade espiritual delegada: Sinal:Cabelo cumprido sob a cabeça da mulher
Há sinais que o ser humano dá a Deus:
O batismo nas águas, representa a renúncia do mundo e do pecado.
Há sinais que também são tipos de coisas vindouras:
A circuncisão- Sinal da aliança de Deus para com Abraão
Tipo da renúncia da velha natureza decaída
(Gálatas 6:15) - Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.
Quando o homem pecou, provocou três problemas a serem tratados por Deus no plano da salvação:
a-O problema legal:
Com a perda da inocência o homem estava condenado à morte.
A solução à este problema foi a Justificação, ou seja, através do sangue do santo Jesus, a base da nova aliança, satisfez a justiça divina.
Porém para a salvação do ser humano não é suficiente apenas o perdão, se continua dominado pela velha natureza pois voltará a pecar. A antiga natureza empurra o homem para o pecado, este é o segundo problema:
b-Um problema de natureza espiritual:
O homem perdeu a imagem e glória e adquiriu uma natureza decaída e suscetível a influências diabólicas.
A solução de Deus foi a Regeneração, conhecido também como o Novo Nascimento. Mediante a obra do Espirito Santo, através do novo nascimento, sopro de vida, Cristo soprou sobre a sua igreja o seu Espírito devolvendo a glória de Deus ao homem.
A nova natureza confere ao homem desejo de santificar-se e andar segundo a vontade de Deus.
c-Um problema de Autoridade Espiritual:
Com o pecado, o homem perdeu o dôminio sobre a criação concedido outrora por Deus.
Para este problema o Senhor determinou que mediante a submissão e santificação a autoridade espiritual seria reestabelecida (Tg 4.7).
No capítulo 11 de 1 coríntios há três sinais que Deus requer da sua igreja :
a- A santa ceia-Faz lembrar do ponto de partida do plano da redenção, baseado no sangue de Cristo que nos Justifica. Sinal da Justificação
(I Corintios 11:25) - Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
(I Corintios 11:26) - Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.
b-O cabelo curto ao homem- É o sinal que Deus estabeleceu na igreja, para lembrar a verdade espiritual do novo nascimento, que devolve a imagem e glória de Deus ao ser humano.
(I Corintios 11:7) - O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.
Veja que o cabelo curto é o sinal de que, por meio do novo nascimento, Deus devolve ao ser humano a situação espiritual original, em que o homem refletia a imagem e a glória de Deus, tendo essa imagem e glória sido repassada e experimentada pela mulher por ter ela saído do homem.
c-O cabelo comprido na mulher- Como sinal da autoridade espiritual.
(I Corintios 11:10) - Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos.
Se a santa ceia é um ato praticado por homens e mulheres, por que o novo nascimento e a autoridade espiritual teriam seus sinais expostos?
O sinal de glória de Deus foi estabelecido no varão porque foi sobre o homem que Deus soprou sua imagem no Édem. A imagem de Deus foi passada a mulher por meio do homem.
A mulher recebe o sinal de autoridade por dois motivos:
1-É que a autoridade espiritual é exercida sempre mediante a submissão de uma outra autoridade. É natural que traga o sinal de autoridade por que na cadeia espiritual está sujeita ao homem.(1Co 11.3)
2- Quando a humanidade entregou-se ao pecado, no Édem, o Senhor disse a mulher:
(Gênesis 3:15) - E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Por isso nas civilizações pagãs as mulhes são despresadas e massacradas.
Na China-Quando uma filha nasce é uma verdadeira desgraça para a família, na Índia mulheres são queimadas vivas quando o marido morre e é cremado, no Oriente, homens compram meninas pelo preço de galinhas, sem falar nas burKas.
Cristo por meio da salvação, possibilitou-nos a submissão a Deus através da santificação, devolvendo a autoridade perdida.
Deus estabelece como sinal da devolução dessa autoridade para o ser humano, o cabelo cumprido sobre a cabeça da arquiinimiga de satanás: a mulher.
Os três sinais divinos da obra realizada por Cristo em favor do homem são: a santa ceia, o cabelo curto no homem e o cabelo cumprido na mulher.
Esses sinais representam o que Deus fez, são milagres que Deus dá ao homem: justificação, novo nascimento e autoridade espiritual.
Compreendemos então que O cabelo não cortado na mulher é Sinal da submissão à cadeia de autoridade espiritual estabelecida por Deus.
É também Tipologia da submissão da igreja (noiva) a Cristo (noivo), assim o uso de cabelos cortados por membros do sexo feminino de uma igreja, representa rebelião dessa igreja à autoridade de Cristo.
Quando Deus estabelece um sinal este deve ser cumprido independente da nova revelação pessoal.
Deus não precisa falar individualmente ou particularmente pois o sinal está estabelecido na sua palavra.
Já que vimos que Deus estabeleceu o cabelo crescido sobre a cabeça da mulher como um Sinal de realidade espiritual realizada no plano de salvação, observaremos como Deus zela pelos Sinais que ele estabeleceu para nos guardar.
Vimos que os sinais que dependem da iniciativa do homem têm grande valor diante de Deus e a não observância dos tais trazem resultados desastrosos.
Mesmo nós não compreendendo o completo significado dos tipos e sinais, Deus dá importância a eles e nosso dever é obedecer exatamente a palavra de Deus.
Os santos do AT não entendiam o porquê dos mandamentos e planos divinos pois eram sombra de algo que viria, tipo de uma era vindoura, mesmo assim sem exata compreensão, obedeciam.
Comprovação Bíblica:
1-A resistência de Eva ao plano de Deus destruiu o ministério de Adão.
2-A experiência de Moisés:(Ex 4.25,26)
Zípora mesmo sem compreender e aceitar ,ela cumpriu com o sinal e isso foi a salvação da vida de seu marido.
Quando Deus estabelece um sinal este deve ser cumprido independente da nova revelação pessoal.
Da mesma maneira a questão do cabelo não depende de uma revelação pessoal. Deus não precisa falar individualmente ou particularmente pois o sinal está estabelecido na sua palavra.
3-A experiência de Davi com a arca:(2 Sm 6.3-7)
Não poderia ser tocada, havia uma forma de carregá-la.
Quando se trata de sinais não importa a boa intenção e sim que seja cumprido a risca a forma que Deus estabelceu.
Uzá, levou a mão e tocou na arca, o que não poderia acontecer segundo o estabelecido por Deus.O resultado foi a sua morte, tudo por que não observou a ordenança de Deus.
Ora se Deus estabeleceu o batismo como um sinal e é unânime a sua observância, por que o sinal do cabelo como sinal de autoridade deixaria de ser observado?
4-Alguém duvida dos efeitos o participar da santa ceia indignamente:
(I Corintios 11:29) - Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do SENHOR.
5-A experiência de Moisés:
Moisés destruiu parcialmente a tipologia pretendida por Deus no ferir a rocha o que lhe custou a não entrada a terra prometida.
Não deixamos de observar o sinal da autoridade espiritual devolvida a Igreja de Cristo e como sinal desta o cabelo crescido ou cumprido sobre a cabeça da mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário