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segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A Salvação e a Graça Divina

Todas as relações de Deus com a humanidade na época atual, são baseadas na graça. Isto significa que Ele dispensa aos homens, favor que estes não merecem.
A palavra graça é encontrada mais de 160 vezes na Bíblia. Só o Novo Testamento, menciona esta palavra 128 vezes. Deus é chamado “o Deus de toda a graça” (1 Pe 5:10); Cristo é apresentado como sendo “cheio da graça” (Jo 1:14), e o Espírito Santo é chamado “o Espírito da graça” (Hb 10:29). Destarte, as três pessoas da Divindade estão intimamente ligadas à graça.

Definição de “Graça”

A palavra é empregada no Velho Testamento com o sentido de “curvar-se ou inclinar-se em bondade para um inferior”. O Novo Testamento a emprega com o sentido de “favor”, “boa vontade”, “benevolência”.
Damos abaixo, algumas definições que auxiliam grandemente a compreender o que é a graça.
a) “Graça é o amor demonstrado para com quem não é digno dele. Deus é amor; mas quando Ele outorga esse amor a pecadores culpados, impuros e rebeldes, está revelando graça”.
b) “O amor que olha para cima, é adoração. O amor que se manifesta no seu próprio nível, é afeição. O amor que desce para alcançar os inferiores, é a graça”.
c) “Graça é Deus demonstrando tão somente amor e misericórdia, quando nós merecíamos tão somente ira e castigo. É Deus inclinando-Se para nós em amor infinito”.
d) “Graça é Deus dando o que o céu tem de melhor, para salvar o que a terra tem de pior”.

Contraste entre a Dispensação da Lei e a da Graça

Não se deve confundir a graça com as obras. Se o homem pudesse obter a salvação pela prática das boas obras, então a salvação seria apenas a sua recompensa (Rm 4:4-5; Rm 11:6). Deus não deve nada ao homem; a salvação é um dom gratuito.
Também não se deve confundir a graça com a lei. Os homens não são salvos pela observância da lei, e sim pela graça. O que se segue ajudará a esclarecer este ponto.

a) A lei impõe uma tarefa a realizar.
A graça fala de uma tarefa já realizada.
b) A lei diz: “Faze isto e viverás”.
A graça diz: “Vive, e então farás”.
c) A lei diz: “Amarás o Senhor teu Deus”.
A graça diz: “De tal maneira amou Deus ao mundo” (Jo 3:16), e: “Nós O amamos porque Ele nos amou primeiro” (I Jo 4:19)
d) A lei condena aos melhores (Rm 3:19).
A graça salva aos piores (Rm 3:24, 4:5).
e) A lei revela o pecado (Rm 3:20)
A graça revela a salvação (Tt 2:11-13).

Na Dispensação da Lei o homem obedecia, a Lei de Deus para ser salvo, na dispensação da Graça o homem obedece porque é salvo, e esta obediência não é conseguida pelos méritos humanos mas pela obra regeneradora e santificadora do Espirito Santo em nossas vidas, os méritos são Dele e não nosso, aleluia!

 A necessidade da Graça

O homem é ser pecaminoso e rebelde contra a santa lei de Deus (Rm 3:23; Cl 1:21). Portanto, o homem nada merece senão o castigo de Deus. Perante o tribunal de Deus, o homem é culpado por ter violado a Sua santa lei (Rm 3:19; Gl 3:10; Tg 2:10). Por isso o homem está sujeito à maldição de Deus.
Depois de rejeitar e assassinar o Filho de Deus, não há absolutamente nada que o homem possa merecer dEle (Jo 12:31-33; 3:18).

Salvação pela graça

Se o homem pode ser salvo é, devido à graça de Deus. Mas, Deus é santo e não pode tolerar o pecado; este tem de ser punido.
O Evangelho nos revela como Deus pode salvar os pecadores pela graça , permanecendo, apesar disso, o mesmo Deus santo. Cristo sofreu a ira do juízo de Deus contra o pecado, e agora, baseado na Obra de Cristo Deus pode perdoar os pecadores daqueles que confiam no Senhor Jesus.
Cristo já consumou a obra. A graça exige unicamente fé por parte do pecador que procura a salvação (Ef 2:8-9).

Bênçãos obtidas pela graça

A graça traz muitos benefícios maravilhosos para o pecador. Dois dos maiores são os seguintes:
A salvação (Tt 2:11-13). Isto significa que o crente tem a vida eterna.
Acesso à presença de Deus (Rm 5:2). Isto significa que o verdadeiro crente pode entrar na presença de Deus pela oração. Ele não está mais separado de Deus por causa dos seus pecados.

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